13/05/2012

Pincelada 17 – SketchUp-se (tutorial)



Sabia que as pessoas que vêm nos componentes do SketchUp são imagens de colaboradores do programa? E se colocasse a sua própria imagem, ou a imagem dos seus clientes, nos seus projetos?

Na imagem acima estou eu com a minha mulher, o Citroën DS não é nosso, serve de homenagem a um automóvel muito à frente no seu tempo. Na imagem do “meu perfil” também sou eu em SketchUp.

Isto é muito simples, os passos são idênticos aos do tutorial da pincelada 7 (criar componentes a partir de fotos) com algumas variantes pelo meio, literalmente.

Por isso, vou repetir os mesmos passos (que poderá acompanhar no vídeo da p7), adicionando os necessários para este trabalho.

Vamos a isto:

1 – Abra um ficheiro novo e crie um quadrado com a face virada de frente, não importa a dimensão;

2 – Importe a imagem como textura e insira no quadrado;

3 – Desenhe o contorno da figura, não necessita de muita precisão, pode usar só retas ou conjugar com arcos;
Nota: é importante que todos os pontos estejam na face [on face] de modo a criar realmente o seu contorno. Quando finalizar o contorno, se não conseguir selecionar a figura separadamente do restante quadrado, verifique se algum dos pontos não está na face e retifique.

4 – Apague o que não interessa, se houver outras zonas a remover da figura, repita o processo;

Por esta altura deverá ter uma imagem deste género, que, em “Shaded” sem textura (view > face style) deverá aparecer como uma simples silhueta:


Agora os passos diferentes:

4 a) – Desenhe alguns pormenores da imagem, criando linhas fechadas em torno de zonas especificas a colorir, como cabelo, cara, roupa, etc.:


4 b) – Para facilitar o trabalho seguinte, faça uma cópia da figura e coloque lado a lado, isto simplifica a escolha de cores por comparação com a imagem original; agora é só pintar:


Voltamos ao tutorial anterior:

5 – Mova a figura, a partir da sua base, para o ponto de origem das coordenadas;

6 – Meça a altura da figura e, com o “Length” ativo, altere a medida de acordo com a realidade (1,7m por exemplo) e valide a alteração de escala;

7 – (Saltar este passo, são contornos invisíveis para imagens de foto)

8 – Selecione tudo, e ative “Make Component” (no menu de atalho do rato ou no menu “Edit”);

9 – Dê um nome ao componente, a descrição é opcional, e marque “Always face camera” para que a figura acompanhe o movimento;

10 – Prima “Set gluing plane” para definir o ponto e plano de colagem;

11 - Marque um ponto na base, aproximadamente no eixo vertical da figura, para definir o eixo de rotação;

12 – Marque o ponto de definição do plano frontal (eixo vermelho);

13 – Prima “Create” para criar o componente e... já está!!

14 – Agora é só guardar na pasta de componentes do SketchUp, localizada na pasta do programa, de modo a que este fique disponível no menu de componentes.

Repare que este tipo de figura resulta muito bem nos estilos de desenho à mão do programa:

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