Sabia que as
pessoas que vêm nos componentes do SketchUp são imagens de colaboradores do
programa? E se colocasse a sua própria imagem, ou a imagem dos seus clientes,
nos seus projetos?
Isto é muito
simples, os passos são idênticos aos do tutorial da pincelada 7 (criar
componentes a partir de fotos) com algumas variantes pelo meio, literalmente.
Por isso, vou repetir os mesmos passos (que poderá acompanhar no vídeo da p7), adicionando
os necessários para este trabalho.
Vamos a isto:
1 – Abra um
ficheiro novo e crie um quadrado com a face virada de frente, não importa a
dimensão;
2 – Importe a
imagem como textura e insira no quadrado;
3 – Desenhe o
contorno da figura, não necessita de muita precisão, pode usar só retas ou
conjugar com arcos;
Nota: é
importante que todos os pontos estejam na face [on face] de modo a criar
realmente o seu contorno. Quando finalizar o contorno, se não conseguir
selecionar a figura separadamente do restante quadrado, verifique se algum dos
pontos não está na face e retifique.
4 – Apague o
que não interessa, se houver outras zonas a remover da figura, repita o
processo;
Por esta
altura deverá ter uma imagem deste género, que, em “Shaded” sem textura (view
> face style) deverá aparecer como uma simples silhueta:
Agora os
passos diferentes:
4 a) – Desenhe
alguns pormenores da imagem, criando linhas fechadas em torno de zonas
especificas a colorir, como cabelo, cara, roupa, etc.:
4 b) – Para
facilitar o trabalho seguinte, faça uma cópia da figura e coloque lado a lado,
isto simplifica a escolha de cores por comparação com a imagem original; agora
é só pintar:
Voltamos ao
tutorial anterior:
5 – Mova a
figura, a partir da sua base, para o ponto de origem das coordenadas;
6 – Meça a
altura da figura e, com o “Length” ativo, altere a medida de acordo com a
realidade (1,7m por exemplo) e valide a alteração de escala;
7 – (Saltar
este passo, são contornos invisíveis para imagens de foto)
8 – Selecione
tudo, e ative “Make Component” (no menu de atalho do rato ou no menu “Edit”);
9 – Dê um
nome ao componente, a descrição é opcional, e marque “Always face camera” para
que a figura acompanhe o movimento;
10 – Prima
“Set gluing plane” para definir o ponto e plano de colagem;
11 - Marque
um ponto na base, aproximadamente no eixo vertical da figura, para definir o
eixo de rotação;
12 – Marque o
ponto de definição do plano frontal (eixo vermelho);
13 – Prima
“Create” para criar o componente e... já está!!
14 – Agora é
só guardar na pasta de componentes do SketchUp, localizada na pasta do
programa, de modo a que este fique disponível no menu de componentes.
Repare que
este tipo de figura resulta muito bem nos estilos de desenho à mão do programa:
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