02/06/2012

Pincelada 20 - Mobiliário a partir de foto (tutorial)



Já aqui tinha mostrado que é possível criar peças de mobiliário com técnicas simples e obter resultados bastante eficazes.

Agora vou mostrar todos os passos para modelar um móvel a partir de uma simples foto.


Esta técnica é válida para qualquer tipo de modelos, incluindo edifícios, sendo o resultado final tanto melhor quanto a qualidade das fotos.


O primeiro passo é arranjar a foto (ou fotos) e as medidas do móvel pretendido, neste caso uma mesa-de-cabeceira do catálogo da Maison du Monde (www.maisonsdumonde.com).
De seguida temos que criar as texturas necessárias, num programa de imagem como o Photoshop, começando por recortar as áreas necessárias, anular a distorção da imagem e redimensionando para a proporção necessária, neste caso um quadrado.


Para este exemplo, vamos necessitar de uma imagem do tampo e outra da frente do móvel, se quiser pode usar estas imagens para seguir o tutorial.


Agora vamos ao SketchUp.

1 – Modele a forma básica do móvel, neste caso um cubo com 45cm de lado;


2 – Importe a imagem a usar (file > import);


3 – Escolha a imagem e marque a opção “use as texture”;


4 – Insira a textura a partir dos vértices opostos;


5 – Esta textura ficou disponível na lista de materiais (window > materials // in model), selecione-a e “pinte” os restantes lados do móvel. Repita o processo a partir de 2 para a textura do tampo;


6 – Trace as linhas inferiores do tampo, neste caso, para ser mais simples, copiei o contorno do tampo;


7 – “Empurre” as quatro faces até à linha dos pés do móvel, de modo a obter a forma básica;


8 – Crie linhas auxiliares com a fita métrica (se não estiver o símbolo + junto da fita prima ctrl), basta iniciar numa aresta (não no vértice) e marcar a distância pretendida;


9 – Estas linhas auxiliares servem para marcar com precisão os contornos interiores do móvel;


10 – “Empurre” estes contornos até à face oposta de modo a remover o material em excesso;


11 – Marque os restantes contornos a partir do interior e repita o processo para remover o material;


12 – Nesta altura, se tudo correu bem, o modelo terá este aspeto;


13 – Volte novamente à lista de materiais e use o do tampo para “pintar” a prateleira e as restantes faces inferiores do móvel;


14 – Se não quiser que o móvel fique com gavetas nos quatro lados, desenhe um retângulo que envolva o puxador, chame o menu de atalho (tecla direita do rato) e selecione “texture > position”;


15 – Arraste a textura de modo a mover o puxador para fora do retângulo, tendo o cuidado de manter a continuidade da textura circundante, quando estiver no local pretendido chame o menu de atalho e selecione “done”;


16 – Selecione as linhas do retângulo e torne-as invisíveis (edit > hide);


17 – Está pronto o móvel, agora é só guardar e usar como componente nos seus projetos.


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