Já aqui tinha
mostrado que é possível criar peças de mobiliário com técnicas simples e obter
resultados bastante eficazes.
Agora vou
mostrar todos os passos para modelar um móvel a partir de uma simples foto.
Esta técnica
é válida para qualquer tipo de modelos, incluindo edifícios, sendo o resultado
final tanto melhor quanto a qualidade das fotos.
O primeiro
passo é arranjar a foto (ou fotos) e as medidas do móvel pretendido, neste caso
uma mesa-de-cabeceira do catálogo da Maison
du Monde (www.maisonsdumonde.com).
De seguida
temos que criar as texturas necessárias, num programa de imagem como o
Photoshop, começando por recortar as áreas necessárias, anular a distorção da
imagem e redimensionando para a proporção necessária, neste caso um quadrado.
Para este
exemplo, vamos necessitar de uma imagem do tampo e outra da frente do móvel, se
quiser pode usar estas imagens para seguir o tutorial.
Agora vamos
ao SketchUp.
1 – Modele a
forma básica do móvel, neste caso um cubo com 45cm de lado;
2 – Importe a
imagem a usar (file > import);
3 – Escolha a
imagem e marque a opção “use as texture”;
4 – Insira a
textura a partir dos vértices opostos;
5 – Esta
textura ficou disponível na lista de materiais (window > materials // in
model), selecione-a e “pinte” os restantes lados do móvel. Repita o processo a
partir de 2 para a textura do tampo;
6 – Trace as
linhas inferiores do tampo, neste caso, para ser mais simples, copiei o
contorno do tampo;
7 – “Empurre”
as quatro faces até à linha dos pés do móvel, de modo a obter a forma básica;
8 – Crie
linhas auxiliares com a fita métrica (se não estiver o símbolo + junto da fita
prima ctrl), basta iniciar numa aresta (não no vértice) e marcar a distância
pretendida;
9 – Estas
linhas auxiliares servem para marcar com precisão os contornos interiores do
móvel;
10 –
“Empurre” estes contornos até à face oposta de modo a remover o material em
excesso;
11 – Marque
os restantes contornos a partir do interior e repita o processo para remover o
material;
12 – Nesta
altura, se tudo correu bem, o modelo terá este aspeto;
13 – Volte
novamente à lista de materiais e use o do tampo para “pintar” a prateleira e as
restantes faces inferiores do móvel;
14 – Se não
quiser que o móvel fique com gavetas nos quatro lados, desenhe um retângulo que
envolva o puxador, chame o menu de atalho (tecla direita do rato) e selecione
“texture > position”;
15 – Arraste
a textura de modo a mover o puxador para fora do retângulo, tendo o cuidado de
manter a continuidade da textura circundante, quando estiver no local
pretendido chame o menu de atalho e selecione “done”;
16 – Selecione
as linhas do retângulo e torne-as invisíveis (edit > hide);
17 – Está
pronto o móvel, agora é só guardar e usar como componente nos seus projetos.
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