(continuação da pincelada 24)
Selecione a parte inferior, só a face não as linhas (se ao
selecionar ficar toda a face ativa, e não apenas a zona desejada, verifique se
algum dos ponto não está na face ou se o contorno não termina nos extremos e
retifique);
Note que na imagem as linhas também estão selecionadas, mas
apenas para ser mais visível.
54 – Apague a parte selecionada (espero que não tenha
apagado o que não queria, mas se aconteceu, é só fazer “undo” e verificar o que
correu mal);
Isto lembrou-me de outra dica, como selecionar:
- pique uma vez para selecionar apenas o elemento onde pica
(uma linha, uma face…);
- pique duas vezes para selecionar esse elemento e os
elementos adjacentes (por exemplo pique duas vezes numa face para selecionar a
própria face e o seu contorno);
- pique três vezes para selecionar tudo o que esteja “agarrado”
ao elemento selecionado;
Experimente para ver os resultados.
Continuando…
55 – Repita o processo anterior para a frente e traseira do
carro, apagando depois as linhas que ficam fora da carroçaria;
Já se começa a parecer com um Land Rover… vamos aos
detalhes.
56 – Desenhe as linhas que definem o contorno do
pára-choques e as que definem a parte inferior do guarda-lamas…
…apague o que estiver a mais;
57 - Desenhe a “curva” do pára-choques, empurre até ao
limite e apague o que não interessa;
58 – Desenhe a face inferior do pára-choques, tendo atenção
para que os pontos assinalados correspondam na vertical;
Por esta altura já deverá fazer isto na perfeição, mas, em
caso de dúvida aqui vai um dos métodos possíveis:
Comece por um dos pontos inferiores existentes, por exemplo,
o da direita (na imagem); force o eixo verde e pique no ponto vermelho superior,
se seguiu corretamente, o ponto ficou no local desejado; agora é só marcar o
outro ponto (lá ao fundo na imagem), simples não é?
59 – Por agora vamos deixar a carroçaria assim, e, para
proteger o trabalho já feito vamos agrupar os elementos. Comece por selecionar
tudo, chame o menu de contexto e escolha “make group”;
60 – Pelo interior, desenhe o retângulo correspondente à
zona da frente mais recuada;
61 – Puxe até à face traseira para criar um paralelepípedo
novo;
62 – Puxe para baixo à vontade, sem medida fixa, e para a
frente até ao para-choques;
63 – Puxe lateralmente até à linha limite da tampa da mala;
64 – Vá aos materiais, escolha a “pipeta”, pique na lateral
da carroçaria e aplique o material na face do paralelepípedo;
65 – Para facilitar o trabalho, vamos alterar a cor das
linhas. Vá a “window > styles”; no submenu de estilos, selecione o separador
“edit”, confirme se está em “edge settings”, em baixo selecione a caixa da cor,
altere para vermelho e prima “ok”;
66 – Vamos desenhar a roda, selecione a ferramenta “circle”,
tente aproximar-se do centro da roda e marque a circunferência exterior. Se o
centro não estiver correto, marque na mesma o exterior e depois mova para
acertar, ou, volte a tentar de início;
67 – Puxe a roda para fora à vontade;
68 – Vá à pipeta dos materiais, selecione a textura da
frente e aplique no aro da roda, assim ficamos com a largura da roda marcada;
69 – Empurre o exterior da roda até à marca do pneu;
selecione o círculo exterior e copie para a marca interior do pneu; Atenção que
não é “copiar > colar”, não sabe como se copia? Então cá vai:
Para copiar qualquer elemento dentro do modelo, selecione o
elemento e use a ferramenta “move”, prima a tecla “ctrl” e aparece o símbolo
“+” junto ao cursor ativo da ferramenta, com isto, o que mover será uma cópia
do elemento selecionado.
Claro que no caso desta roda, deverá forçar o eixo respetivo
para garantir que leva o círculo na direcção correta.
70 – Apague a circunferência que ficou no início desta
contrução, junto ao chassis;
71 – Selecione a face interior da roda, chame o menu de
contexto e escolha “reverse faces”, isto irá vira a face corretamente e, se tudo
estiver certo, terá a textura da roda aplicada;
72 – Agora mais uma nova ferramenta, as camadas ou “layers”,
abra em “window > layers”;
Aparece um submenu com a listagem das layers existentes, à
esquerda do nome da layer uma caixa que controla a layer ativa e à direita o
controlo de visibilidade;
73 – Prima “+” para criar uma nova layer e desative a caixa
de “visible” nessa nova layer;
74 – Selecione toda a roda (pique três vezes) e agrupe (menu
contexto), com o grupo da roda selecionado, vá à barra de ferramentas de layers
e selecione a layer nova, que está desligada. A roda passa a estar nessa layer
e desaparece; para já, vamos deixar a roda assim.
Nota: se não tiver a barra de ferramentas de layers ligada,
vá a “view > toolbars” e selecione-a, isto é válido para todas as barras de
ferramentas claro.
75 – Desenhe as linhas assinaladas começando pelo ponto da
direita, que é a interseção da linha da traseira com o paralelepípedo, depois o
ponto de interceção com a linha interior do pára-choques da frente, e, o último,
na vertical do anterior;
76 – Empurre a parte de baixo até ao fim, para a eliminar;
77 – Desenhe o que faltar do retângulo assinalado e empurre
até ao fim;
78 – Desenhe a linha assinalada na continuação da frente
recuada;
79 – Empurre até ao ponto assinalado, correspondente à
longarina que suporta o pára-choques;
80 – Do outro lado, desenhe a linha marcada entre os dois
pontos, empurre a face criada até à linha assinalada com a seta;
81 – Apague as linhas assinaladas;
82 – Pelo interior, na frente, repare que há um pedaço que
está a interferir com a face superior do guarda-lama, desenhe uma reta entre os
pontos assinalados…
…e apague o triângulo criado;
83 – Agora repare que no pára-choques há duas faces que
estão sobrepostas, o que irá prejudicar a diferença entre a chapa de proteção e
a longarina…
…empurre muito ligeiramente para baixo, só o suficiente para
não haver sobreposição;
84 – Selecione a carroçaria e desagrupe, no menu de contexto
“explode”;
85 – Apague as três linhas assinaladas, para separar o
pára-choques da chapa de proteção;
Vamos voltar à roda.
86 – No submenu de layers, ative a layer nova (se não deu
outro nome será a 1) e desative a visibilidade da 0; ficará apenas visível a
roda, onde vamos trabalhar mais à vontade;
87 – Mais uma ferramenta muito útil, “offset”, ative a
ferramenta, aproxime o cursor da circunferência exterior, pique, arraste e
pique na próxima localização, sempre do exterior para o interior; vá pegando na
circunferência nova e faça o offset para a próxima;
Notas: convém ir sempre de fora para dentro (neste caso) de
modo a garantir que são criadas superfícies separadas e não apenas novos
círculos; verifique no final picando nas superfícies entre as linhas para
confirmar que estão separadas.
A primeira circunferência, no meio do pneu, não tem medida
certa, será cerca de 1/3 da altura do pneu e vai servir para dar alguma
curvatura, convém fixar essa medida porque irá ser repetida no outro lado da
roda (se não fixou meça antes do próximo passo);
88 – Selecione a circunferência exterior e mova ligeiramente
para dentro como na imagem, fixe também esta medida (não se esqueça de forçar o
eixo..);
89 – Empurre a superfície assinalada até cerca de 1/3 da
largura da roda;
90 – Selecione a circunferência assinalada (seta esquerda) e
mova até à face exterior (seta direita), criando a superfície cónica da jante;
91 – Empurre a superfície mais interior até cerca de metade
da distância da anterior;
92 – Mova a circunferência (seta direita) até à superfície
anterior (seta esquerda);
93 – Puxe o círculo interior para fora, à vontade, e aplique
a textura da frente no cilindro novo (selecione a textura no rasto do pneu),
isto mostra o desenho do cubo da roda; empurre o círculo novamente até à medida
do cubo;
94 – Faça offsets da circunferência até às medidas
aproximadas do cubo da roda, como os assinalados;
95 – Empurre a superfície exterior até à zona negra;
96 – Mova a circunferência exterior até à superfície
anterior (seta);
97 – Agora já pode empurrar a superfície inicial até ao
local original, acabando assim o cubo da roda;
98 – Vamos para o outro lado da roda, faça offsets para os
locais indicados, não se esqueça que a medida para a primeira circunferência, a
que fica no pneu, deverá ser idêntica à do outro lado da roda, como descrito no
ponto 87;
99 – Empurre o interior até cerca de metade da largura da
roda;
100 – Mova a circunferência exterior, tal como em 88, com a
mesma medida;
101 – Selecione a roda toda e agrupe;
102 – Ligue novamente a layer da carroçaria, escolha a vista
lateral e altere para a vista ortogonal em “camera > parallel projection”,
isto permite ver o modelo sem distorção;
103 – Confirme se a imagem está em lateral (casinha com a
chaminé mais visível), selecione e copie a roda (move + [ctrl]) até ao local
correto da traseira; no fim pode voltar à vista em perspetiva (camera >
perspective);
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