14/07/2012

Pincelada 26 – Como modelar um automóvel, tutorial passo a passo (3/3)



(continuação da pincelada 25)

104 – Selecione as linhas assinaladas, e torne-as invisíveis “edit > hide” (mais uma opção muito útil); repare que são linhas que definem as superfícies mas, no modelo real não existem, não se esqueça das linhas na curva do pára-choques;


105 – Só para ter melhor noção do trabalho feito, na barra de ferramentas “styles” altere para a vista em “monochrome”, o cubo da direita;


106 – Pode também ver as linhas invisíveis em “view > hidden geometry”;


Pode alterar entre estes tipos de visualisação para facilitar o trabalho ou verificar os efeitos em qualquer momento, é muito prático.

107 – Volte a ligar as texturas visíveis “ shadede with textures” na barra de estilos (cubo com riscas); desenhe alguns pormenores como a linha das portas, vidros, linha da embaladeira, friso de alumínio na linha de cintura;

Nota: a partir daqui, nas imagens, as texturas estão desligadas para ser mais fácil mostrar os pormenores desenhados, no entanto deverá manter as texturas ligadas para desenhar os pormenores.


Agora vamos rever mais um pormenor que não me está a agradar, mesmo que seja um modelo simplificado.

108 – Com as linhas invisíveis ativas (view > hidden geometry), crie uma linha de construção (com a fita métrica, lembra-se? (ponto 44)) paralela à linha inclinada da tampa de motor (a que tem o pontinho vermelho na imagem) e até ao ponto de interseção com o guarda-lamas (ponto marcado com círculo); fixe a medida;


109 – Crie outra paralela à linha a direito da tampa do motor, como indicado e com a mesma medida da anterior;


110 – Desenhe as linhas nos pontos indicados;


111 – Selecione a linha indicada a azul e mova-a até ao plano vertical da frente (pegue pelo ponto vermelho, force o eixo e pique no ponto verde);


112 – Agora a frente é um plano contínuo com a curvatura superior, pode apagar a linha assinalada com x e tornar invisíveis as duas linhas assinaladas a pontilhado azul;


113 – Desenhe os pormenores da traseira como assinalado, a parte superior da tampa da mala, que não está no desenho original, é um retângulo com a altura da linha de tejadilho (linha indicada a verde, pode desenhá-la para auxiliar e depois apagar), o vidro é um retângulo mais ou menos a olho; torne invisíveis as linhas a pontilhado no pára-choques;


114 – Desenhe os pormenores da frente, a grelha é feita com retas e arcos nos cantos, sempre a marcar a linha exterior do desenho original; depois do exterior desenhado, verifique se criou uma superfície separada do resto da frente, e faça então um offset para o interior a marcar a espessura do aro; finalmente, nova a linha vertical que deverá corresponder ao meio do carro;


Desenhe apenas um dos piscas;

115 – Puxe o pisca para fora, à vontade, e aplique a textura da vista superior (selecione no cimo do guarda-lamas por exemplo);


116 – Tal com para o cubo da roda (ponto 93), faça os offsets que permitam dar um ar arredondado ao pisca;


117 – Quando tiver o efeito desejado, selecione o pisca e copie para a luz de presença;


118 – Torne invisíveis as circunferências desnecessárias; repita para as luzes de trás;


119 – Com o mesmo processo, modele o farol, deixando uma circunferência a marcar o aro;


120 – Vamos só fazer mais um pormenor, o estribo do pára-choques traseiro: desenhe o retângulo assinalado e puxe a superfície criada à vontade;


121 – Aplique a textura da vista de cima e desenhe o pormenor simplificado, se verificar, a linha A está deslocada do local correto, assinalado com B;


122 – Selecione a superfície que acabou de desenhar e mova para o local correto (de A para B), pegando pelo ponto assinalado;


123 – Empurre as superfícies que estão a mais até ao limite para as eliminar;


124 – Aplique a textura da traseira nas novas superfícies, desenhe (em cima e em baixo) as linhas que separam as peças A e B do resto do estribo, mais fino, e empurre de cima e de baixo até ter a espessura correta;


125 – Vi agora que faltavam as linhas que definem o friso de alumínio vertical, na traseira, desenhe-as;


Neste momento temos a modelação acabada. Como disse logo de inicio, pretende ser um modelo simples e leve para inserir em qualquer projeto, se quiser poderá voltar mais tarde ao modelo e desenhar mais pormenores, ou melhorar o modelo.

Por exemplo, poderá modelar os eixos das rodas para melhorar o aspeto do modelo.

Para já, aconselho a fazer uma cópia do ficheiro antes de continuar a acompanhar o tutorial.

126 – Vamos começar por deitar fora a imagem dos desenhos, já não é necessária e só aumeta o peso do ficheiro; selecione o material, chame o menu de contexto e escolha “delete”, irá aparecer uma mensagem para confirmar que quer mesmo eliminar o material, confirme;


127 – Na listagem de categorias de materiais, escolha “colors-named” para iniciarmos a aplicar materiais ao modelo;

Nota: independentemente de seguir a ordem e cores indicadas, não aplique qualquer material na zona da carroçaria, ou seja na pintura do carro, para já vamos só tratar dos pormenores.


128 – Selecione todo o modelo, escolha a cor “0136-charcoal” e aplique numa face interior, isto irá pintar todo o interior, sendo importante para a visualização final;


129 – Sem selecionar nada, aplique a mesma cor em todo o chassis, pára-choques e rodas, as quais, se seguiu os passos, deverão estar agrupadas;


130 – Para o tejadilho, que neste caso é em fibra, vamos escolher um tom creme “0048-pale goldenrod”;


131 – A mesma cor será aplicada nas jantes; para aceder à jante sem desagrupar a roda (sem explodir), clique duas vezes seguidas na roda para ficar dentro do grupo desta, o modelo fora desse grupo passa a estar desativado e apenas consegue trabalhar na roda, pinte a jante;


132 – Escolhemos a cor “0132-light gray”, para os frisos de alumínio, estribos do pára-choques traseiro, montante do pára-brisas, aro do farol e aro da grelha;


Entretanto já pode voltar a alterar a cor das linhas para preto, no submenu “styles”, seguindo os mesmos passos a partir do ponto 65.

133 – Cor “0130-gainsboro” para as luzes brancas, farol e farolim de presença;


134 – Cor “0041-chocolate” (nunca tinha visto chocolate desta cor, mas…) para os piscas da frente e traseira;


135 – Cor “0022-maroon” para a luz de stop;


136 – Cor “0134-dym gray” para os vidros;


137 – Volte à listagem de categorias de materiais e escolha “fencing”, aí, escolha o material “fencing diamond mech” e aplique na grelha; repare que se trata de uma malha aberta que deixa ver o interior, por isso, é importante que esse interior esteja a negro;


138 – Continuamos sem aplicar qualquer cor na carroçaria; selecione tudo e agrupe; faça uma cópia para um dos lados (move + [ctrl], lembra-se?);


139 – Agora vamos “espelhar” esta cópia; chame o menu de contexto e escolha “flip along > group’s red”;


149 – Mova para unir as duas metades, pegando por um ponto fácil, como o ponto de trás do tejadilho;


150 – Selecione tudo e desagrupe (menu contexto “explode”);


151 – Vamos usar mais uma ferramenta, que irá garantir que o próximo passo corre bem; com tudo selecionado, chame o menu de contexto e escolha “intersect faces > with selection”;


152 – Agora já pode apagar as linhas que marcam o meio do carro, sem correr o risco de eliminar as faces que essas linhas delimitam, o que, sem o passo anterior iria correr mal;



153 – Depois de apagar todas as linhas, selecione tudo e agrupe;


Embora pareça que está acabado, falta um pormenor muito importante, colocar o modelo na escala correta.

Basta-nos saber uma medida, e aqui, propositadamente (partindo do principio que está a trabalhar em metros) a medida que sei é em polegadas, e corresponde à distância entre eixos, ou seja, é a medida que dá nome ao modelo “Land Rover Defender 88”;

154 – Vamos então colocar o modelo em polegadas, menu “window > model info”…


…no submenu, à esquerda escolha “units” e, em cima à direita, mude de “meters” para “inches”; feche o submenu;


155 – Ative a fita métrica e pique nos pontos indicados, correspondentes à distância entre eixos, irá aparecer a medida “lenght” na barra de tarefas, digite a medida correta, 88, e prima “enter”;


156 – Aparece uma mensagem para confirmar se quer redimensionar o modelo, confirme;


Volte a colocar o modelo em metros, seguindo os passos de 154, e, está pronto…

Agora, para pintar a carroçaria é só escolher a cor pretendida e picar uma vez no modelo, como está agrupado, o material é aplicado em todas as superfícies onde não tinha sido aplicado qualquer material anteriormente, por isso é que insisti para não “pintar” a carroçaria antes.

Pode trocar a cor do modelo aplicando outra cor em qualquer altura, isto é muito prático quando quiser usar o carro como componente num projeto, podendo repetir o mesmo carro com várias cores.


Espero que este tutorial tenha sido útil, se gostou, por favor deixe um comentário para eu ter algum feedback e saber se valeu a pena este trabalho.

3 comentários:

  1. can you do tutorial with more not cubed car ( like new mercedes )? and with real textures?

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    1. Hello Aidar, yes, I already have more requests for this, I'm thinking of taking advantage of a next work to do a tutorial, I'll let you know.

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  2. Hello Aidar, yes, I already have more requests for this, I'm thinking of taking advantage of a next work to do a tutorial, I'll let you know.

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